SAI BABA - UM GRANDE AVATAR CONTEMPORÂNEO


SAI BABA - UM GRANDE AVATAR
CONTEMPORÂNEO

Baghavan Sri Sathya Sai Babapseudônimo deSathya Narayana Raju foi um guru indiano. É considerado por muitos como um Avatar(encarnação numa forma humana de um serdivino). O próprio Sai dizia ser a segunda de uma tríplice encarnação: teria sido Shirdi Sai Baba, um religioso indiano do século XIX venerado porhindus e muçulmanos, e futuramente seriaPrema Sai Baba. Nasceu em 23 de novembro de1926, em Puttaparthi, pequena vila no sul daÍndia, no estado de Andhra Pradesh.
Muitos dos seus seguidores consideravam-no uma divindade e atribuíam-lhe poderes sobrenaturais, como a levitação.
Em 1950, Baba fundou o seu primeiro temploashram. Desde então, construiu uma poderosa organização, que financia projectos de saúde e educação e promove as medicinas alternativas. Mas a sua carreira não está isenta de controvérsia, nomeadamente queixas por abuso sexual (que nunca resultaram em acusações formais) e fraudes nos seus supostos "milagres".
Morreu em 24 de abril de 2011,aos84 anos, por problemas cardíacos e pulmonares, emPuttaparthi, após prolongado internamento hospitalar. Como reação à sua morte, o primeiro-ministro da ÍndiaManmohan Singh, afirmou "Ele inspirou milhões a levar uma vida mais moral e significativa, independentemente da religião que seguiam. A sua morte é uma perda irreparável para o país”Milhões de pessoas acorreram ao seu ashram para as cerimónias do funeral.
Fonte : Wikipédia
Multiplicando o Amor
Sathya Sai Baba nasceu em 23 de novembro de 1926, numa pequena vila no sul da Índia, chamada Puttaparthi, no estado de Andhra Pradesh. Ele reside lá ainda hoje, recebendo milhares de visitantes do mundo inteiro em sua comunidade espiritual (ashram), chamadaPrasanthi Nilayam, que significa "Morada da Paz Suprema" (shanti=paz, pra=suprema,nilayam=morada).
 
De um pequeno salão rústico onde se reuniam para cantar e aprender os ensinamentos sagrados, em sua juventude, hoje Puttaparthi conta com estação de trem e até aeroporto, para receber o fluxo surgido do crescente e incessante movimento de pessoas que, ao ouvir falar sobre Sai Baba, manifestavam a vontade de conhecê-lo pessoalmente.
Atualmente, Prasanthi Nilayam conta até com Planetário e Estúdio Digital, bem como um Estádio de Esportes, diversas residências, acomodações para os visitantes, refeitórios (ocidental e indiano), bem como o Templo principal, conhecido como Mandir, para a celebração de festividades, sendo também espaço para meditações e outras práticas espirituais.
Apesar de muitos se aproximarem por curiosidade, o ashram, onde vive Sai Baba, não é um lugar turístico, e sim um local onde um grupo de pessoas está voltado para um objetivo comum, que é a obtenção da Paz Interior através de íntima comunhão com o sagrado, com o Divino. Visando a alcançar tal objetivo, busca-se colocar em prática as orientações de Sai Baba, tais como: silêncio, meditação, serviço altruísta, canto de nomes sagrados, autoquestionamento e amor incondicional.
 
Recentemente, a quantidade de visitantes cresceu muito, tornando a simples visão de Sathya Sai um sinal de mérito. Nas festividades maiores, como o Natal, o Ano Novo, o Mahashivarathri e o Aniversário de Sai, conta-se aos milhares o número de hóspedes, aspirantes espirituais.
Os relatos de quem esteve lá são responsáveis por essa tendência de aumento continuar, por refletirem um ambiente de muito crescimento em autoconhecimento e experiências fraternas. Todavia, freqüentemente se recorda também do clima severo da Índia, que, com seu calor intenso, faz sofrer muitos peregrinos desavisados.
Nesse cenário estão presentes os maiores tesouros de Sathya Sai Baba: seus estudantes. Desde a educação infantil até o ensino superior, todas as instituições acadêmicas construídas ali trazem a grande marca da Educação Sathya Sai, centrada nos Valores Humanos em ação, e não meramente na memorização do conteúdo de livros.
O ser humano verdadeiramente educado é amoroso. Sathya Sai propõe, e os resultados confirmam, que trabalhar na raiz do problema é o meio de se resolvê-lo: cultivando o coração dos seres humanos, desde pequeninos, quando ainda estão em sua pureza original, ministrando a sabedoria da Unidade de toda a Vida. Estes irão, adiante, naturalmente multiplicar o amor recebido.
Fonte :sathyasa.org.br

·         SAI BABA

Sai Baba nasceu em 23 de novembro de 1926, na pequena cidade de Puttaparthi, ao Sul da Índia, com o nome de Sathya Narayana Raju. Desde antes do seu nascimento já começaram a acontecer fatos estranhos. No dia do seu nascimento sua mãe descobriu uma serpente embaixo dos panos de seu berço, onde ele estava dormindo. Para os hindus, a cobra é um símbolo da Divindade e representa Sesha Naga, a serpente sagrada sobre a qual o Senhor Narayana (uma das formas de Vishnu, o aspecto Preservador de Deus) está deitado e flutua no "oceano de leite", que simboliza a Mente Cósmica, da qual emana toda a Criação. Apesar de seus pais não serem vegetarianos, ele adotou desde pequeno uma alimentação sem carne. Sua conduta era tão especial que logo começou a ser chamado de "o menino brahmin". Cada vez que um mendigo chegava à sua casa, o menino corria para lhe oferecer alimento. Ninguém podia fazer nada para impedi-lo de ajudar. Se o repreendiam, caía em profundo pranto. Continuava dando de comer aos pobres, mesmo que tivesse que ceder seu próprio alimento por vários dias. Preocupada com os períodos que ele passava sem comer, a mãe só recebia do menino um sorriso e o comentário de que "já havia comido". Ele dizia que um misterioso visitante o alimentava. E estendia sua mão para que sua mãe pudesse sentir o cheiro de leite, manteiga clarificada e coalhada. Na escola reunia os amigos em frente a uma imagem divina, para a qual realizava os rituais de adoração, encerrando-os com a distribuição do Prasada (alimento abençoado) que tirava de uma bolsa vazia. Quando lhe perguntavam como fazia isto, respondia que um certo Grama Shakti (espírito) obedecia à sua vontade e lhe dava tudo o que ele queria.
Aos 14 anos foi picado por um escorpião. Ficou dois dias inconsciente, e quando acordou, começou a comportar-se de maneira estranha. Um feiticeiro foi chamado, e submeteu o garoto aos mais dolorosos processos pra tirar espíritos. Os pais então desistiram de tentar "curá-lo", e após um tempo ele manifestou todo o seu potencial, apresentando-se como Sai Baba.
É considerado na Índia um Avatar, uma Encarnação Divina em forma humana vivendo entre nós (assim como Jesus e Buda).
A alma nasce neste mundo e viaja através dos reinos da experiência sensorial para adquirir a consciência de Deus
(Sathya Sai Baba)

Na 14ª edição dos discursos do Profeta Maomé, que leva o título de O Oceano da Luz, um dos Avatares é chamado de MEHEDIMOUD que, em árabe, quer dizer "o grande mestre prometido". Assim o Profeta o descreveu em suas profecias:
Seus cabelos serão espessos, sua fronte será alta e côncava, seu nariz será pequeno com uma ligeira curva, seus dentes da frente serão abertos entre si, não terá barba, mas estará sempre perfeitamente barbeado, terá um sinal lunar na face esquerda, sua
vestimenta terá a cor do fogo e usará sempre duas, uma sobre a outra (Sathya Sai Baba usa sempre o "dothi" sob Sua túnica de cor laranja). A cor de seu rosto mudará com freqüência e será luzidia como o bronze, amarela como o ouro, radiante como a lua. Seu corpo será pequeno e Seu ventre será mais evidente com o passar dos anos. Todos os ensinamentos das religiões do mundo estarão em Sua mente e em Seu coração, desde o nascimento. Todas as coisas pedidas a Deus por Seus devotos, o Mestre do mundo as concederá. Todos os tesouros do mundo estarão a Seus pés. Ele presenteará com objetos que terão a forma da luz. Seus devotos se reunirão debaixo de uma árvore. Ele se aproximará de Seus devotos colocando Sua mão sobre a cabeça de cada um deles e, poder vê-Lo, os fará bastante felizes. Ele sairá desta Terra aos 95 anos.
Mohammad diz ainda que o Avatar viverá sobre uma pequena colina (o ashram de Puttaparthi, onde Sai Baba vive, está situado sobre uma pequena colina). E, concluindo sua profecia, esclarece que, para que as pessoas não se deixem enganar, o Avatar fará sair objetos de suas mãos.
Sejam seu próprio Guru, seu próprio mestre, a lâmpada existe dentro de vocês mesmos. Acendam-na e prossigam sem temor
(Sathya Sai Baba)
Sathya Sai Baba realiza há mais de 50 anos inumeráveis materializações de objetos, principalmente grandes quantidades de uma cinza, chamada Vibhuti, que é distribuída para todos e alegadamente possui poderes curativos. Pode parecer coisa de falsos profetas que enganam as pessoas com impressionantes efeitos físicos, mas Sai Baba é o primeiro a dizer: "Meus milagres são meus cartões de apresentação. Dou às pessoas o que elas querem, para que mais tarde me dêem o que eu quero: o seu amor a Deus". Lá em Campina Grande soube de duas histórias de pessoas que foram visitar Sai Baba. A primeira é a de um bebê que gostava de ingerir o Vibhuti. Diariamente ela comia um pouquinho. Hoje ela já é adulta e permanece a mesma quantidade de cinzas no potinho (!?). A segunda é mais perturbadora: Em uma excursão que saiu do Brasil, um dos integrantes perdeu seu relógio de ouro inglês. Óbvio que ele ficou P da vida e nem teve ânimo pra ficar junto das outras pessoas que foram ver de perto Sai Baba. Só que, no meio daquele concorrido evento, Sai Baba pede pra falar exatamente com o cara.
Surpreso, ele vai até lá e Sai Baba lhe pergunta se ele perdeu o relógio. A pessoa diz que sim, e Baba retira do manto um relógio igualzinho, só que novo. O cara, incrédulo (e desconfiado) diz que não pode aceitar, pois não poderia passar pela alfândega do aeroporto sem a nota desse relógio. Então Sai Baba retira do manto uma nota fiscal de uma loja inglesa. Ainda mais desconfiado, o cara resolve, no outro dia, ir para a Inglaterra, atrás dessa loja. Ela de fato existia, e ao ser questionado sobre a venda do relógio, o vendedor disse que ontem (na mesma hora em que o rapaz estava falando com Sai Baba) veio um homem esquisito, do cabelo grande, comprar o relógio. E que, quando ia saindo, parou e voltou para pedir a nota fiscal.
Esse fenômeno é conhecido como bi-locação (com tracinho, pra não virar sacanagem). Não é exclusivo de Avatares, mas é bastante raro. Vários santos da Igreja apresentaram esse fenômeno, como o Padre Pio, São BentoSão Francisco e outros.
Avatar ou não, um homem se julga por suas obras. Jesus mesmo disse que "Quem não é comigo, é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha". Sai Baba investe pequenas fortunas em saneamento na Índia, África e outros países de terceiro mundo, com escolas e creches onde, além do ensino básico, é ensinado valores espirituais independentes da religião.
O principal objetivo da Organização Sathya Sai - que vocês devem ter sempre presente - é ajudar o homem a reconhecer a Divindade inerente nele. Assim, é seu dever enfatizar o Uno, experimentar o Uno em tudo que façam ou digam. Não dêem nenhuma importância às diferenças de religião ou seita, cor ou nível social. Tenham o sentido de Unidade permeando cada um de seus atos.
(Sathya Sai Baba)

Por outro lado, há denúncias de fraudes (como certos vídeos - e alguns deles são analisados aqui) e acusações de pedofilia. Considerando que nada ficou provado, deixo a cargo da consciência de vocês. Mas, o que me chamou mais a atenção em Sai Baba foi o seu olhar. Quando ele olha para a câmera, parece que está olhando diretamente pra você, pra sua alma. É perturbador. Isso não é sinônimo de elevação espiritual, mas mostra claramente que é alguém no domínio da "Matrix".
"Tudo na vida humana não se resume em comida, bebida, sono, morte. Há objetivos mais altos que temos que alcançar em vida. Antes da morte do corpo, temos que cumprir o propósito verdadeiro para o qual viemos a este planeta. Deveríamos resgatar nossa vida nos engajando no serviço aos outros.
Você não é o corpo. O corpo é só o instrumento e o meio para alcançarmos algo mais alto e nobre...Tendo nascido como seres humanos devemos dedicar as nossas vidas ao serviço e à contemplação constante de Deus.
Eu estou preparado para fazer qualquer coisa para servir a humanidade. Eu estou preparado até mesmo para sacrificar a Minha Vida. Semelhantemente você  
também deve estar sempre pronto para servir os outros... Sempre que seus serviços sejam solicitados você deve responder imediatamente: eu estou pronto; eu estou pronto; eu estou pronto. Desenvolva essa coragem e confiança e escolha um ideal para o mundo.
Utilize todas as pequenas oportunidades para servir o país e a sociedade. Até mesmo uma pequena ajuda a uma mulher idosa desconhecida que cruza seu caminho é serviço. Não pense nunca: 'O que ganho ajudando esta mulher?'. Há grande mérito mesmo neste pequeno serviço. Então, continue servindo. Não há mérito maior que servir os seus irmãos, os seres humanos. Não há redenção sem serviço.

Fonte : Blog saidodamatrix.com.br


Comentários